sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Vontade de Mudar

Como psicóloga a vontade de escrever surgiu como uma forma de pensar sobre as questões que surgiam a partir  da minha vida pessoal e participando de vários grupos no Facebook, Whatsapp e Instagran. Depois dos 30 começa aparecer ausência de respostas que nos move a encontrá-las e a ir um pouco além. 




 Ansiedades, medos, novas amizades, novos amores, auto cobrança, controle das escolha e relações. 
Falando sobre relações. Tenho me deparado com muitos casos de excesso de controle nos relacionamentos, tanto nos sites quanto pelo relato de amigos. Então resolvi escrever sobre o quanto acreditamos que temos mais controle do que de fato temos.
Lemos varias postagens de pessoas falando como o outro age, pensa e sente. Mas precisamos considerar uma longa história individual de aprendizagem. São elementos complexos e múltiplos que envolvem a mudança de comportamento..
Ou podemos pensar que, quando o indivíduo não está disposto a mudar uma série de aspectos em sua vida, é pouco provável que uma única variável gere uma grande mudança.
Só consegue mudar vários aspectos do seu ambiente e da sua forma de agir na fase adulta quando o individuo aceita essa mudança .
Quando tentamos mudar o outro, tiramos a responsabilidade do indivíduo sobre sua própria vida.
Umas como exemplos que são muito usados:
“Ah, mas eu bebo porque sou sozinho e não bebo muito.”.
“É você quem tem que mudar e não eu.”
 “Eu fui traumatizado () nos meus últimos relacionamentos. Mas tenha paciência e continue comigo que eu vou mudar”.
Eu não digo que seja mentira. E você pode ajudar.
O sofrimento em curto prazo será enorme. Mas se você continuar com isso ficará cada vez mais triste, produzindo impactos psicológicos para o resto de sua vida.
Coloque-se em primeiro lugar. Sempre. Não é egoísmo.
É difícil aceitar que sentimentos que poderiam virar um grande amor acabam por dificuldades que outro não se aceite em mudar.
Não se machuque e siga em frente.
O outro só vai mudar quando ele quiser mudar. 
Até mais. 
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário